22 março 2018

Ayurveda e a Primavera: Alimentação e Estilo de Vida


O nosso corpo é profundamente atmosférico, refletindo todas as mudanças que se vão operando na Natureza. Na Primavera, a temperatura começa a subir ligeiramente, a neve derrete-se, os rios começam a fluir, as flores brotam e florescem, e toda a vida adormecida no Inverno desperta, dando lugar à cor, ao brilho, à alegria, aos sons da Natureza.

O Kapha (muco) acumulado durante o Inverno começa também a liquefazer-se, e a espalhar-se pelo corpo. Esse processo enfraquece o sistema digestivo – o agni – propiciando o surgimento de várias doenças típicas desta altura do ano, como resfriados, sinusites, rinites, febre dos fenos, e alergias a pólen e outras. A Primavera torna-se assim a estação da limpeza, em que somos convidados a libertar-nos do Kapha e da ama (alimento não digerido e toxinas alimentares) que acumulámos durante o Inverno. Esta limpeza ajuda a reavivar o agni (fogo interno) e a prevenir as doenças típicas da estação.

Panchakarma
Tradicionalmente na Primavera, o processo de limpeza profunda e rejuvenescimento – o Panchakarma – está focado no Nasya (limpeza profunda das vias aéreas), gargarejos, Vamana (vómito induzido por eméticos), exercícios, inalações (dopamana), tratamentos estes habitualmente realizados com o suporte de um terapeuta ou médico. Quando o Kapha acumulado durante o Inverno permanece no corpo sem a devida limpeza, a inércia física, emocional, mental e até espiritual tenderá a aumentar, tornando o nosso raciocínio mais lento, pesado, pouco reativo e muito propenso a outros desequilíbrios.

Alimentação de suporte para a Primavera
Na Primavera torna-se necessário ajustarmos a nossa rotina diária às horas solares crescentes, assim como adequar a nossa alimentação à mudança de estação. Com o maior número de horas de Sol o nosso apetite começa a mudar naturalmente, declinando lentamente a vontade de ingerir alimentos pesados, e aumentando o pedido por alimentos mais leves, como frutas, saladas, sumos e mais fluidos. O corpo pede uma limpeza também através da alimentação.

É uma estação que aumenta o Kapha e os mucos irão aparecer para construir o corpo. Deve-se evitar uma alimentação pesada e gordurosa; evitar os sabores ácido, doce, salgado. Deverão ser favorecidos os sabores picante, ácido e adstringente. O sabor adstringente é formado por Ar e Terra, e quando ingerido ele proporciona a secagem do Kapha acumulado.

No Charaka Samhita, Charak (um dos reverenciados sábios criadores da Medicina Ayurvédica) recomenda que na Primavera se evitem dietas pesadas (Guru), untuosas (Snigdha), ácidas (Amla) e doces (Madhura), pois esses alimentos aumentam a acumulação de muco e o peso no corpo. Em vez disso, devemos favorecer alimentos mais leves, mais secos e mais picantes. Outro grande médico ayurvédico, Vagbhata menciona que o alimento deve ser facilmente digerível, leve (Laghu), sem gordura e seco (Ruksha) ou sem humidade. Isso ajuda a equilibrar o Kapha e a regular os níveis de humidade. Estes alimentos abrem os canais de eliminação, facilitando o processo de purificação.

Nos textos antigos recomenda-se que na Primavera se faça uso de grãos envelhecidos (colhidos há pelo menos um ano atrás) como Yava (cevada), Godhuma (trigo) e Kshaudrya (mel) com água morna. Sumos frescos de frutas sazonais, bebidas intactas como asava (infusões fermentadas), arishta (decocções fermentadas), sidhu (sumo de cana fermentado), mridvika (sumo de uva fermentado ou vinho), madhava e água cozida com extratos de árvores como Asana (kino indígena), candana (sândalo). Nos dias de hoje fazemos adaptações a esta recomendações que são igualmente válidas.

A maioria das pessoas necessitará de pequenas quantidades de alimentos antes das dez da manhã e depois das seis da tarde, não devendo fazer refeições pesadas à noite. As pessoas saudáveis deverão jejuar uma vez por semana, e fazer a sua maior refeição ao meio-dia, quando o Sol está no pino suportando uma eficiente digestão de alimentos mais complexos, como as proteínas. Deve-se dar preferência a comida fresca, evitando-se os requentados. Evitar frutas e vegetais que estão fora da época, assim como congelados e importados.

Pequeno-almoço
Comece o dia com um café da manhã leve de frutas frescas, chá e rebentos levemente cozidos.
Almoço e jantar
O almoço e o jantar podem ser feitos com legumes levemente cozidos, vegetais e grãos cozidos no vapor. Faça uso de vegetais amargos como couve, folhas de feno-grego, repolho, couve-flor, brócolos, feijão, cebola, gengibre e alho. Tenha mais alimentos adstringentes, pungentes e amargos. O uso da maioria das especiarias na culinária será benéfico.

Alimentos para a Primavera
LACTICÍNIOS
Leite de cabra, de vaca magro, de arroz e amêndoa, sempre condimentados como no Leite Dourado.
ADOÇANTES
Mel cru e envelhecido e jaggery
ÓLEOS
Girassol, açafrão, mostarda, azeite, arroz e ghee moderadamente
CEREAIS
Cevada, milho, trigo-sarraceno, milho-miúdo, centeio, arroz, quinoa, millet
LEGUMINDOSAS
Feijão azuki, feijão, feijão mungo, toor dal, lentilhas
FRUTOS
Romãs, diospiros, arando, mirtilos, peras, maçãs, kiwis, frutos secos, toranjas, limões, limas, morangos, cocos, papaia
VEGETAIS
Brócolos, couve, cenouras, batatas, saladas, ervilhas, nabos, salsa, alcachofras, espargos, chili, rábanos, espinafres, rebentos, alfafa, agriões, cebolas, abóboras, beterraba, batata, alho, cebola, curgete, aipo, couve-flor,pimentões, pimentos verdes, vegetais crus
NOZES/SEMENTES
Girassol, abóbora, nozes, milho (pipocas)
CONDIMENTOS/ERVAS
Pimentões verdes, pimenta preta, sal de rocha, cardamomo, canela, açafrão, coentro, cominho, sementes de mostarda, açafrão, assafétida, cravo-da-índia, pó de gengibre seco, sementes de aneto e erva-doce. Todas exceto o sal.
BEBIDAS
Sumos vegetais, água quente, infusões de ervas: cravo, gengibre, canela, dente-de-leão, raiz de chicória, tulsi (manjericão sagrado)
PROD. ANIMAIS
Frango, peru, coelho, peixes de água doce e camarão


Na Primavera deve-se minimizar:
·         Vegetais pesados ​​como batata-doce, abóbora, abacate e pepino.
·         Evite comer demais ou tomar refeições entre as refeições.
·         Alimentos pesados, fritos, reaquecidos, enlatados, alimentos congelados.
·         Diminuir a ingestão de gostos doces, ácidos e salgados.
·         Evite frutas pesadas como laranjas, bananas, abacaxi, tâmaras, melões e mangas.
·         Coma menos carne vermelha, especialmente carne e porco. Também coma menos frutos do mar que aumentam o Kapha.
·         Evite alimentos frios e difíceis de digerir, como gelados, alimentos refrigerados e bebidas refrigeradas.


Dinacharya - Rotina Diária Primaveril recomendada
Será benéfico seguir um estilo de vida com exercícios físicos, aromaterapia, fazer gargarejos com elementos de sabor picante e salgado. As mulheres devem adquirir perfumes. Idealmente começaremos o dia por despertar por volta das 6 da manhã. Refresque-se, escove os dentes, raspe a língua e coloque um pouco de óleo nasal (pode ser de sésamo) nas narinas.

De seguida aqueça um pouco de óleo de sésamo e faça uma auto-massagem. Pode-se optar por se fazer uma massagem com pó seco (udwarthanam) – que seca o Kapha -  ou ungir o corpo com uma pasta de Canada (sândalo), Agaru (Agarwood) e Triphala em pó e esfregar suavemente sobre o corpo. Após a massagem tome um banho de água morna.

Tanto o Charak quanto Vagbhata mencionaram nos seus respetivos textos que a Primavera é um momento ideal para começar a remover a estagnação do Inverno. Uma caminhada rápida ou yoga é ideal logo pela manhã. Mencionam também que é adequado passar-se uma parte do dia no jardim, na companhia de amigos, podendo-se jogar jogos agradáveis ​​ou passatempos, e contar histórias em locais onde exista uma brisa fresca e corpos de água. Desfrutar-se do chilrear dos pássaros e do doce cheiro a flores. Faça pelo menos uma caminhada agradável de pelo menos 15 minutos, com amigos após o almoço.

Deve-se evitar dormir durante o dia deve ser evitado durante a Primavera, pois aumentará o kapha no corpo, levando à diminuição do agni (fogo digestivo) e a doenças relacionadas com o kapha.

Exercícios recomendados na Primavera
O exercício pode ser favorável para combater o peso da estação. Qualquer tipo de atividade física irá aumentar o calor do corpo, melhorar a circulação e promovendo a sudação, dando uma leveza ao corpo que ajudará a equilibrar o Kapha. Na escolha do exercício físico é importante ter em mente a força e a constituição do corpo em todos os momentos. Recomenda-se jogging, ciclismo, yoga, natação ou caminhadas. Procurar fazer a atividade física pela manhã entre as horas das 6 e as 10h.

O Yoga na Primavera coloca o foco sobre a limpeza dos pulmões, o aquecimento do corpo, o alongamento dos músculos e a realização das posturas de acordo com a força do corpo. São recomendadas as seguintes asanas (posturas):
·         Saudação ao Sol
·         Postura do Guerreiro I, II + Inversa
·         Curvaturas para frente + Curvaturas para trás
·         Postura da Cobra
·         Postura do Dançarino
·         Variação do abdómen virado
·         Postura da Vaca
·         Pranayamas Bhastrika + Kapalbhati
·         No final da sessão de yoga, faça Savasana (postura do cadáver) para relaxar a mente e o corpo.

Fitoterapia para a Primavera
A alteração atmosférica que ocorre entre o Inverno e a Primavera torna o corpo suscetível a desequilíbrios. Na Ayurveda são feitas algumas recomendações fitoterápicas na rotina diária para prevenir estes desequilíbrios:
·         Tomar uma colher de chá de Chyawanprash pela manhã que dá suporte ao sistema imunitário.
·         Para limpar o congestionamento nos pulmões, pode-se tomar ¼ colher de chá de pó de pippali (pimenta longa) com mel, uma ou duas vezes por dia.
·         Uma pitada de pó de curcuma (açafrão da índia) pode ser tomada com leite morno ou leite de amêndoa para sustentar o sistema imunitário e promover um bom sono.
·         Uma colher de chá de pó de Triphala com água morna pode ser tomada à noite para limpar o corpo de toxinas e gerar uma digestão saudável.
·         Desfrutar de infusões picantes de ervas como a Tulsi, gengibre, canela e pimenta preta para sustentar a força digestiva e remover o excesso de Kapha.

0 comentários: